teoria da comunicaçao
O que é?
-No dicionário, a palavra “propaganda” vem do latim “propagare”, que significa o ato de propagar algo, uma ideia, conhecimentos e teorias.
-Nas cadeiras acadêmicas, o termo propaganda é conceituado basicamente como ferramenta de conquista de consumidores ou adeptos de um produto ou doutrina através de uma mensagem. É um conjunto de mecanismos de persuasão.
Como funciona e para quê serve?
A propaganda é a comunicação impessoal paga pelo patrocinador e na qual esse patrocinador claramente é identificado. Ela constitui o elemento mais visível de uma política mercadológica; é de extrema importância para a atividade mercadológica, pois através dela as empresas podem manter cooperação de seus intermediários, familiarizar seus clientes com o uso dos produtos fabricados, criar imagem de credibilidade, lançar novos produtos, estimular demanda, criar lealdade de marca, enfatizar características dos produtos, entre outros propósitos.
Processos e ferramentas:
A propaganda é um processo que consiste em cinco etapas: objetivos, orçamento, mensagem, mídia e, finalmente, avaliação dos resultados.
Métodos usuais para transmitir mensagens de propaganda incluem noticiários, comunicações oficiais, revistas, comerciais, livros, folhetos, filmes de propaganda, rádio, televisão e posters, que relacionem o produto/serviço oferecido quanto as suas características e benefícios. No caso da divulgação de uma ideia ou conceito o meio utilizado deve corresponder ao público-alvo da campanha e acompanhado da linha de pensamento do seu criador, a fim de instigar no público o interesse e a aderência à ideia ou conceito.
Áreas de atuação e mercado:
Agências de publicidade, veículos de comunicação, produtoras audiovisuais, assessorias de comunicação, estúdios de design, editoras, empresas digitais, de promoção e de organização de eventos, departamentos de marketing e comunicação de grandes empresas são as principais empregadoras de publicitários. Outra opção, bastante