Teoria da burocracia
Características da Burocracia
1. Caráter legal das normas e procedimentos: A burocracia nada mais é do que uma organização com uma legislação pré - estabelecida, que é feita por escrito, e seu cumprimento é exaustivo, pois, ela abrange todas as áreas da organização e prevê todas as ocorrências e as enquadra dentro de esquemas capazes de regular tudo o que o corre dentro da organização.tem caráter legal pois confere as pessoas investidas de autoridade o poder de coação e os meios coercitivos capazes de impor a disciplina.
2. Caráter formal das comunicações: Tudo dentro da burocracia é formulado e documentado por escrito. Existe uma rotina de procedimentos e formulários a fim de proporcionar a documentação e a comprovação necessárias, além de possibilitar um único meio de interpretação da comunicação.
3. Caráter formal e divisão do trabalho: A burocracia é caracterizada pela divisão do trabalho. Há uma divisão do trabalho, da responsabilidade e do poder, estabelecendo as funções de cada participante, além de seu nível hierárquico. Sempre visando atingir a eficiência da organização.
4. Impessoalidade nas relações: A distribuição das tarefas é feita por cargos e funções e não por questões pessoais. A burocracia não considera pessoas como pessoas, apenas como ocupantes de cargos e funções, onde o poder deriva de acordo com o cargo que o funcionário ocupa. Isso ocorre por que a burocracia precisa se manter, pois, pessoas vêm e vão, cargos e tarefas ficam.
5. Hierarquia da autoridade: Todos os cargos estão dispostos numa estrutura hierárquica, onde o poder é inerente ao cargo e não ao individuo que o ocupa. Todas as ações desempenhadas estão pré – estabelecidas num conjunto de regras, que serve para dar limites aos direitos, deveres e poderes de cada funcionário.
6. Rotinas e procedimentos padronizados: Todos os cargos têm suas disciplinas e normas técnicas já definidas, a fim de regular a conduta