Teoria da administração
1 – Com base na leitura do texto “Abordagem Clássica da Administração” é possível observar os aspectos que Frederick Taylor defendia na Administração Científica. De acordo com os conhecimentos que você adquiriu na primeira aula desta disciplina, destaque os aspectos que Taylor defendia e que posteriormente foram criticados pela Escola Humanista.
R: Frederick Taylor estudou cientificamente os problemas fabris de sua época e popularizou a noção de eficiência: obter resultado desejado sem desperdício de tempo, esforço e materiais. Acreditava que a administração tinha que aceitar as responsabilidades de planejamento, organização, controle e determinação de métodos, não deixando tais funções de extrema importância para os trabalhadores. Houve aumento da produtividade e redução dos custos, porém a organização passou a ser administrada como máquinas e os trabalhadores perderam a identificação com o serviço, sendo estes os motivos que Taylor foi criticado pela Escola Humanista, pois a mesma não concordava com processo de alienação no trabalho decorrente dos métodos da Administração Científica e da produção em massa e seu objetivo era o de valorizar o empregado e melhorar as condições do ambiente de trabalho.
2 – Fundamentado – se na leitura indicada, comente as primeiras justificativas de Frederick Taylor para a iniciação da Administração Científica.
R: No desenvolvimento de pessoal e seus resultados Taylor acreditava que treinando os funcionários, haveria mais produtividade e mais qualidade. Acreditava no planejamento dos processos, para ele todo e qualquer trabalho necessitava de um estudo para que através do mesmo fosse determinada a metodologia a ser realizada. Estabeleceria a coparticipação entre o capital e o trabalho, refletindo assim em menores custos, salários maiores, e principalmente o aumento do nível de produtividade. Taylor acreditava no autocontrole das atividades desenvolvidas e suas normas, o