Teoria da administração
Curso de Ciências Contábeis
Atividades Práticas Supervisionadas
Teoria da Administração
Etapa N°1 e 2
Leme 2011
Introdução
Na ATPS de Teoria da Administração iremos abordar as principais Teorias e como elas surgiram, quais influências elas causaram na administração moderna, os principais conceitos e autores.
Através de pesquisas em livros e artigos da internet, podemos desenvolver um trabalho de fácil entendimento e coerente com aquilo que a ATPS aborda em seu contexto.
Etapa 1
Influências históricas e sócias na administração
A administração e as organizações tiveram várias influências, como por exemplo: * Filósofos – Platão, Sócrates e Aristóteles. * Igreja Católica, através de sua organização hierárquica. * Organizações Militares, com suas escalas de níveis de comando; * Economistas liberais – Adam Smith, James Mil e David Ricardo.
Dentre elas, a que mais se destacou foi a Revolução Industrial, que por sua vez ocasionou importantes mudanças no século XVIII, como: * O surgimento de fábricas. * A invenção da máquina a vapor, aumentando assim a produtividade. * Procura maior por mão de obra, forçando assim a migração de pessoas da zona rural, para os centro industriais, levando o crescimento das cidades e a necessidade de uma melhor infraestrutura.
Administração ser uma habilidade humana
A administração pode ser considerada como ciência e como uma arte/habilidade humana.
Como ciência pelo fato de ser “composta” por teorias, técnicas e por conhecimentos. Já como Arte/Habilidade Humana, é considerada também, pelo fato de envolver fatores como, experiência, jogo de cintura, critério/insight e percepção/feeling.
Princípios e Contribuições de Taylor
Frederick Taylor (1956 – 1915) foi considerado o fundador da moderna Teoria Geral da Administração.
Desenvolveu alguns princípios fundamentais, como por exemplo: * Principio do Planejamento – Planejar o método de trabalho.