Teoria da Administração
ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA
Teorias da Administração
Jundiaí
2014
Sumário
INTRODUÇÃO 3
CONTRIBUIÇÕES DAS ESCOLAS CLÁSSICAS DA ADMINISTRAÇÃO – TEORIAS DE TAYLOR E FAYOL 4
RESOLUÇÃO PARA EMPRESA JC CONFECÇÕES 5
READEQUAÇÃO DE FUNCIONÁRIOS 6
ORGANOGRAMA JC CONFECÇÕES 7
CONTROLO DE ESTOQUE 8
ORGANIZAÇÃO 9
FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS 10
HABILIDADES DO ADMINISTRADOR 13
PERFIL IDEAL DO ADMINISTRADOR 14
O PERFIL DO ADMINISTRADOR DA EMPRESA JC CONFECÇÕES 15
CONCLUSÃO 17
REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS 18
INTRODUÇÃO
Após verificação das dificuldades em que a empresa JC CONFECÇÕES esta passando, abordamos as teorias de Frederick Taylor e Henri Fayol, a fim de aplica-las como conceitos para corrigir os processos da linha de produção, atendimento, retomada de liderança e comunicação interna presentes na organização. Criando soluções como distinção de tarefas entre os funcionários, remuneração variável, treinamentos para a função de cada um e a melhoria no atendimento.
O objetivo dessas analise é sanar as dificuldades em que a empresa esta passando qualificar e aperfeiçoar a produção, maximizar o retorno (lucro) da organização, destacando-a das concorrentes.
CONTRIBUIÇÕES DAS ESCOLAS CLÁSSICAS DA ADMINISTRAÇÃO – TEORIAS DE TAYLOR E FAYOL
Frederick Taylor, engenheiro mecânico, foi o pai da administração por propor a utilização de métodos científicos na execução das tarefas nas organizações. Dedicou-se mais as questões relativas à linha de produção. Como tinha uma grande experiência na produção teve a ideia de racionalizar o tempo e a divisão do trabalhador industrial para o aumento da eficiência.
Sua grande contribuição a teoria reside nas diretrizes que fixou para a racionalização do trabalho industrial, e na divisão da autoridade e supervisão ao nível de linha.
Henri Fayol, engenheiro de minas, foi o idealizador da teoria clássica da administração, buscou uma visão mais geral da