Teoria da administração
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS E CIÊNCIAS CONTÁBEIS DISCIPLINA DE TEORIA DE ADMINISTRAÇÃO
SETEMBRO DE 2012.
INTRODUÇÃO
A administração é a arte de utilizar e transformar os recursos apresentados de forma a adquirira adquirir resultados que nos levem ao alcance de objetivos.
Que visa atender de forma básica e clara as necessidades de todas as organizações, buscando inovar em seus métodos para que se possa obter de maneira satisfatória uma perspectiva futura, abrangendo em sua totalidade o conceito de: planejar, organizar, liderar e controlar.
A administração teve seu início a partir do século XIII com o trabalho artesanal, tendo seu reconhecimento no século XX com a revolução industrial. Onde as máquinas passaram a substituir o trabalho humano. Havendo a necessidade de uma melhor organização para os critérios de produção.
No final do século XIX e início do século XX, a administração foi reconhecida como ciência e então surgiram as teorias da administração que podemos citar: teoria clássica, teoria das relações humanas, teoria neoclássica, teoria da burocracia, teoria estruturalista, teoria comportamental, teoria dos sistemas da contingência.
DESENVOLVIMENTO
A história nos mostra que deste a Idade Média já existiam as organizações, sendo que a maior delas era a Igreja Católica. Antes com o feudalismo que se constituía de três classes distintas, sendo elas: os sacerdotes, os guerreiros e os trabalhadores, todas supridas pela última delas, pois a mão de obra sempre se fez necessária nas plantações, na confecção de armas para a guerra, roupas, etc. Esta classe era muito desvalorizada já que na era feudal ninguém era dono da terra, nem mesmo o senhor feudal, e sim arrendatários. Os trabalhadores eram uma espécie de escravos uma vez que não tinham liberdade para nada, sendo explorados pelo feudo. Com a expansão do comércio, melhoraram as oportunidades de trabalho, pois o feudalismo representava uma prisão, com suas restrições