Teoria da administração
O Programa 8S é uma extensão do Programa 5S, criada para aperfeiçoar e dar continuidade aos 5S’s. Trata-se de uma forma simples de combate ao desperdício, de conservação de recursos e de aumento de capital, aplicável a qualquer tipo de empresa ou instituição, independente do porte. O Programa 8S tem como característica principal a ausência de investimentos em tecnologia e máquinas sofisticadas, que por si só não garantem maior rentabilidade em nenhum processo produtivo. Embora baseado na metodologia original dos Cinco Sensos (5S), proposta criada no Japão, o 8S apresenta três novos Sensos característicos das necessidades brasileiras. Grande parte do fracasso da implantação do 5S, em nosso país, deve-se ao fato deste ser entendido apenas como um método de organização e limpeza, considerando as pessoas apenas como mão-de-obra. Trabalhando com mudanças de hábitos e comportamentos.
SEIRI: SENSO DE UTILIZAÇÃO.
É a prática de verificar todas as ferramentas e materiais necessários para o trabalho e manter somente o que for utilizar na área de trabalho. Tudo o mais é guardado ou descartado. Este processo conduz a uma diminuição dos obstáculos à produtividade do trabalho.
1. Separar tudo o que não tiver utilidade para o setor: Materiais quebrados, obsoletos etc. (por exemplo, aquela velha máquina de calcular que ninguém usa mais); Materiais que não têm utilidade para o serviço executado pelo setor;
2. Descartar o que não serve, disponibilizando para outros setores aquilo que não é utilizado pelo setor;
3. Separar materiais, insumos e equipamentos sem qualquer previsão de uso;
4. Eliminar documentos, avisos, cartazes, placas de divulgação de eventos e outros materiais arquivados ou afixados além do tempo de conservação ou vigência.
SEITON: SENSO DE ORDENAÇÃO, OU SEJA, TER UM ESPAÇO ORGANIZADO.
A organização, neste sentido, refere-se à disposição das ferramentas e equipamentos em uma ordem que permita o fluxo do trabalho. Ferramentas e equipamentos