Teoria da administração
A administração hoje e as tendências para o futuro; O contexto das empresas: ambiente, tecnologia e estratégia.
O administrador antigamente, no passado, não existia, pois as empresas ainda estavam se estruturando, na maioria das vezes não havia a necessidade de alguém administrar. Tanto que o trabalho era artesanal, no entanto na medida em que as organizações iam crescendo tornavam-se mais complexas e ai então era necessário sistematizar um modelo, uma forma de gerenciar. Em função desse crescimento das empresas houve a necessidade de um administrador profissional, pois surgiu também a preocupação de estudar a administração de forma científica, pois era muito necessário ter alguém para planejar, organizar, coordenar, dirigir as pessoas e os materiais utilizados á fim de buscar maiores ganhos de produtividade. Á partir dessas preocupações o engenheiro Taylor (1987) conhecido como o pai da administração desenvolveu conceitos e experimentos no qual teve uma boa aceitação. Segundo Taylor o seu método de trabalho era necessário analisar cada tarefa e buscar uma melhor maneira de realizá-la. O seu método a ser seguido era a descrição de cada tarefa, os meios e os prazos para a execução. No caso, se o trabalhador produzisse mais peças que o estabelecido, ele deveria receber um pagamento extra, dessa forma os incentivos aos trabalhadores originava-se o conceito do homem econômico. Taylor buscou selecionar e treinar o homem certo para o cargo certo.
Introdução
Neste trabalho iremos registrar pesquisas dos seguintes assuntos:
Ênfase nas competências e na competitividade, a administração hoje e as tendências para o futuro, o contexto das empresas: ambiente, tecnologia e estratégia.
Deixando de forma mais clara conceitos como Aprendizagem Organizacional, Gestão do conhecimento, Capital Intelectual, Empresas, Administrador, Tecnologia, Estratégia, Administração Por Objetivos.
A ADMINISTRAÇÃO HOJE E AS TENDÊNCIAS PARA