Teoria da administração
Antecedentes da Administração
Filósofos
Sócrates (470 a.C. – 399 a.C.)
A Administração e uma habilidade individual separada do conhecimento técnico e da experiência.
Platão (429 a.C. – 347 a.C.)
Na sua obra “Republica”, expõe a forma democrática de governo e de administração dos negócios públicos.
Aristóteles (384 a.C. – 322 a.C.)
Fala sobre Monarquia, Aristocracia e sobre a Democracia.
Maquiavel (1469-1527)
Em sua obra mais famosa “O Príncipe”, demonstra como um governador deve comandar e se comportar e também diz que o príncipe deve preferir ser temida a ser amado e que os “meios justificam os fins”.
Francis Bacon (1561-1626)
Fundador da Lógica Moderna e considerado um dos pioneiros do pensamento científico moderno. Fomentou o principio da prevalência do essencial sobre o que é acessório ou acidental.
René Descartes (1596 -1650)
Considerado o fundador da Filosofia moderna, criador das coordenadas cartesianas, o que impulsionou a matemática da sua época. Quatro princípios de Descartes: 1- Princípio da dúvida sistemática ou da evidência (Nada e verdadeiro enquanto não houver evidencia de que é verdadeiro); 2- Princípio da Análise ou Decomposição (Dividir os problemas em partes menores possíveis); 3- Princípio da Síntese ou Composição (Ordenar os nossos pensamentos, do mais simples ao mais difícil); 4- Princípio da Enumeração ou da verificação (revisar tudo o que foi visto e proposto para que não sobre duvida e ocorra erro)
Thomas Hobbes (1588 – 1679)
O governo deve ser absoluto, uma sociedade onde os indivíduos estão sem governo tende a estar em guerra permanente por sobrevivência.
Jean Jacques Rousseau (1712 – 1778)
Desenvolveu a teoria do Contrato Social. CONTRATO SOCIAL: é um acordo entre os membros de uma sociedade pelo qual reconhecem a autoridade igual sobre todos de um regime político, governante ou de um conjunto de regras.
Um dos pontos de