teoria da administração
Muitos autores acusam Fayol de haver compilado alguns fundamentos e princípios descobertos por outros teóricos. A verdade é que ele praticou a “ GESTÃO DO CONHECIMENTO”, sem conhecer esta expressão, porque não era usual no início do século passado. Fayol soube aproveitar um conhecimento que já estava consolidado.
Portanto as funções básicas de uma empresa identificadas por Fayol, são muito parecidas, com denominações dadas por outros autores em seus ensaios e estudos sobre os processos administrativos. Fayol aponta as seguintes funções numa empresa:
- Funções técnicas, relacionadas ao produto/serviço;
- Funções comerciais, relacionadas com a compra/venda;
- Funções financeiras, relacionadas com a gerência de capitais;
- Funções de segurança, relacionadas com a proteção de bens/pessoas;
- Funções contábeis, relacionadas com registros/custos/estatísticas;
1.4. TEORIA 2 – ABORDAGEM NEOCLASSICA DA ADMINISTRAÇÃO:
As Teorias Administrativas basearam-se na Teoria Clássica, seja, como ponto inicial, influencia ou alguma posição. A Era Clássica iniciou-se da industrialização do mundo, com as relações humanas e administração científica.
A Abordagem Neoclássica é uma redenção da Teoria Clássica, com o desenvolvimento industrial de utilização de maquinário, onde quanto mais demanda mais recursos e para cada vez mais se adquirindo ao mercado.
Com ênfase na prática da Administração, a Teoria Neoclássica se caracteriza em buscar resultados concretos, soluções praticas e objetivos claros definidos e estabelecidos por escrita, considerando os meios na busca de eficiência, enfatizando fortemente