Teoria da Administração
DE
TEORIA
GERAL DA
ADMINISTRAÇÃO
Aluna: Luciana Siqueira nº 11 2º ADM Professor: Antonio
ANTECEDENTES
HISTÓRICOS
DA
ADMINISTRAÇÃO
Os primórdios da Administração
No decorrer da história da humanidade sempre existiu alguma forma – simples ou complexa – de administrar as organizações.
O desenvolvimento das idéias e teorias a respeito da Administração foi muito lento até o século XIX, acelerando-se a partir do início do século XX.
Influência dos filósofos
Os tempos da antigüidade teve suas primeiras ‘definições’ à partir dos pensamentos de filósofos como Sócrates, Platão e Aristóteles.
Muitos princípios da Administração, como o da divisão do trabalho, da ordem e do controle surgiram por meio dos pensamentos filosóficos da época.
Porém, a filosofia antiga preocupava-se muito com as questões organizacionais, o que deixa de ser objeto de preocupação da Filosofia Moderna.
Sócrates (470 a.C. 399 a.C) em sua discussão com Nicomaquis expõe o seu ponto de vista sobre a administração:
“Sobre qualquer coisa que um homem possa presidir, ele será, se souber do que precisa e se for capaz de provê-lo, um bom presidente, quer tenha a direção de um coro, uma família, uma cidade ou um exército. Não é também uma tarefa punir os maus e honrar os bons? Portanto, Nicomaquis, não desprezeis homens hábeis em administrar seus haveres...”
Platão (429 a.C 347 a.C) também filósofo grego, discípulo de Sócrates, preocupou-se profundamente com os problemas políticos inerentes ao desenvolvimento social e cultural do povo grego. Em sua obra, A República, expõe o seu ponto de vista sobre a forma democrática de governo e de administração dos negócios públicos.
Aristóteles (384-322 a.C) também filósofo grego, discípulo de Platão, do qual bastante divergiu, deu enorme impulso à Filosofia principalmente à Cosmologia, Nosologia, Metafísica, Ciências Naturais, abrindo as perspectivas do conhecimento humano na sua época. Foi