teoria da administração
Administração é o processo de tomar decisões sobre objetivos e utilização de recursos.
Organizações bem administradas são importantes por causa do impacto sobre a qualidade de vida da sociedade. Administradores competentes são recursos sociais importantes. A predominância das organizações e sua importância para a sociedade moderna, bem como a necessidade de administradores competentes, justificam e fundamentam o desenvolvimento e o estudo da teoria geral da administração. Este trabalho tem como objetivo compreender o surgimento das teorias da administração, além de suas características marcantes, suas contribuições para as sociedades da época e da atualidade e seus principais precursores juntamente com seus princípios.
Acontecimentos sociais que ocasionaram o surgimento das teorias administrativas:
A Administração se fundamenta em evidências, que podem ser atribuídas às antigas civilizações. A seguir alguns Por volta de 4000 a.C. na Suméria, a revolução agrícola evoluiu para a revolução urbana, surgindo então às primeiras cidades que demandaram a criação de práticas administrativas, entre estas: formação de uma classe de dirigentes profissionais, os reis-sacerdotes, formação de uma classe de funcionários públicos, invenção de contabilidade primitiva, legislação, administração de grandes projetos de construção, entre outras.
Em 605 a.C. após derrotarem os assírios, os babilônios passaram a dominar a Mesopotâmia e adotaram técnicas que permitiam que a administração controlasse a produção e o estoque nas fábricas tais como: enfeitar a cidade com tijolos e ladrilhos coloridos, marcar o cereal armazenado com cores correspondentes ao ano da colheita para determinar o tempo que deveriam ficar armazenados. Os babilônios foram pioneiros na instalação de um sistema de incentivos salariais.
No século V a.C., começou na Grécia um período de produções de ideias e soluções que influenciariam nas administrações de todos os tipos de organizações como: