TEORIA DA ADMINISTRAÇÃO
As teorias da administração podem ser divididas em várias correntes ou abordagens. Cada abordagem representa uma maneira específica de encarar a tarefa e as características do Trabalho de administração, sendo que dentro delas existem quatro teorias que se destacam sendo elas: Teoria dos Sistemas, Teoria Matemática, Teoria da Tecnologia da Informação, Teoria Contingencial.
Desenvolvimento
Teoria dos Sistemas esta surgiu com os trabalhos do biólogo Ludwig Von Bertalanffy e teve sua origem nas necessidades de abordar os problemas que antes pelo método cientifico clássico não tinha solução praticamente todas as tecnologias atuais foram criadas tendo-se como base o pensamento científico ancorado nesta teoria, segundo Bertalanffy o conceito de sistema é um conjunto de partes interdependentes que busca atingir um objetivo em comum, esta teoria diz que as organizações eram sistemas por que segundo ele as organizações eram um conjunto de partes interdependentes, ou seja, interdependência das partes.
Bertalanffy publicou o livro sobre teoria de sistemas em 1945, mas a contribuição para a computação e administração foi em 1965, pois foi à época que os computadores começaram a aparecer.
Teoria da matemática preocupa-se em construir modelos matemáticos capazes de similar situação reais na empresa. Criação de modelos matemáticos volta-se principalmente para a resolução de problemas de tomada de decisão.
Ela se destaca por dar um resultado antecipado onde se tem dois tipos de situação, tomada de decisão e que é do processo e do problema.
O processo foca em tomar a melhor decisão sendo algumas etapas como definir o problema, alternativas para a solução e escolher a melhor alternativa. O problema concentra-se em resolver o problema, procurando estudar a melhor solução para que seja resolvido.
Teoria da Informação é todo e qualquer dispositivo que tenha capacidade para tratar dados ou informações