Teoria da administração
TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO
INTRODUÇÃO
A Administração surgiu da necessidade de coordenar os processos de produção que surgiram ao longo dos anos, logo se viu que sem planejar, organizar, liderar e controlar, não era possível se chegar aos resultados.
Com o aperfeiçoamento das técnicas administrativas e com a utilização das mesmas, foi possível influenciar o mundo a desenvolver a economia e tecnologia.
Surgiu uma forma de inteligência organizacional, onde se passa a planejar e alcançar objetivos de forma mais eficaz.
A administração é uma habilidade humana, desde os primórdios sentimos a necessidade de melhorar e progredir tanto nos negócios, quanto no relacionamento entre as pessoas. Necessidade essa de planejamento, da organização, do controle, da estrutura, da direção de todas as atividades desenvolvidas em uma entidade. As teorias da administração são baseadas de acordo com o contexto histórico da época em que foi desenvolvida. Elas são também ligadas pela mesma linha de pensamento e agrupadas em escolas. As teorias administrativas procuraram enfatizar uma das cinco variáveis: tarefas, estrutura, pessoas, ambiente e tecnologia, e desprezar ou omitir as outras, valorizando sempre o que tinha maior importância em sua época para ser estudado. Na verdade cada teoria administrativa surgiu como uma resposta aos problemas empresariais mais relevantes de sua época.
A passagem do século XIX para o século XX significou um grande progresso para a administração. Esse avanço foi impulsionado pela revolução industrial na América, que gerou uma nova realidade para as entidades.
Houve um grande aumento na produtividade, gerado pelo surgimento do Capitalismo Industrial, com a inserção das máquinas aplicadas à produção de bens e aliada à concentração de trabalhadores em um mesmo local. Essa evolução também influenciou para o êxodo rural o que aumentou a quantidade de pessoas nas cidades o que gerou a necessidade de maior