Teoria da administração
ADMINISTRAÇÃO
TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO
Prof. Me. Olney Bruno da Silveira Junior
Bruna Valdivino da Silva RA: 378039
David Welington de Oliveira Ferreira RA: 398079
João Victor Sousa da Silva RA: 398491
Gonçala RA: 380820
Vanessa Severo de Noronha RA: 384285
Boa Viagem - Ceará
Setembro / 2012
Introdução
Com o gradativo desenvolvimento e complexidade da sociedade surgiu a necessidade de administrá-la adequadamente. Para tanto foi formulada a Teoria Geral da Administração
( TGA).
Este trabalho tem como objetivo compreender o surgimento das teorias da administração como um evento social baseado na evolução humana, identificando os problemas quais essas teorias pretendiam solucionar, trata-se também da Administração ser uma habilidade humana e aborda os acontecimentos sociais que ocasionaram o surgimento das teorias. Também serão abordadas as seguintes fases da teoria administrativa: Ênfase nas tarefas; Ênfase na estrutura organizacional; Ênfase nas pessoas; Ênfase na tecnologia, Ênfase no ambiente e Ênfase nas competências e na competitividade.
A organização focaliza a atenção nos resultados a serem alcançados, isto é nos objetivos em vez de nas atividades que aos poucos foi expandindo e ampliando seu objeto de estudo. Dessa maneira a expansão e ampliação não se apresentam com uniformidade, mas variam enormemente de acordo com as escolas e teorias administrativas e também com os aspectos variáveis considerou relevantes na sua época para fundamentar suas conclusões ou para solucionar os problemas mais importantes com os quais se defrontam.
Desenvolvimento
No atual processo de desenvolvimento da sociedade, existem diversas organizações. Tudo que é inventado e consumido está atrelado a elas. Existem organizações governamentais, não-governamentais e empresas em geral. Além disso, a dimensão das mesmas é muito variada: grandes, médias e pequenas empresas e/ou empreendimentos.
O sucesso das