Teoria da Administração
ADMINISTRAÇÃO
TEORIAS DA ADMINITRAÇÃO
JULIO CESAR – RA
CAMILA – RA
GILBERTO – RA
MARCELI COLTTO – Ra
PROFESSORA – MÔNICA SATOLANI
TUTOR PRESENCIAL – EDSON FREITAS
Santo Ângelo
2013
Resumo
As teorias da administração são conhecimentos organizados, produzidos pela experiência prática das organizações. O processo de formação e disseminação das teorias administrativas é produzido pela observação e análise crítica da experiência prática das organizações e de seus administradores.
A teoria geral da administração tem muitos conceitos que foram criados pelos primeiros administradores. Esses conceitos ao longo dos séculos evoluíram continuamente, influenciados pelas circunstâncias de cada momento histórico. No início do século XXI, com as mudanças que ocorreram como, por exemplo, a era pós-industrial evolui para a Revolução Digital (que representou a complementação e a substituição de certas atividades intelectuais por computadores) provocou a mudança de muitas concepções tradicionais, como: mudança no papel dos chefes, competitividade, foco no cliente, qualidade de vida.
Introdução
O mundo em que vivemos é uma sociedade institucionalizada e composta por organizações. Todas as atividades relacionadas à produção de bens (produtos) ou prestação de serviços (atividades especializadas) são planejadas, coordenadas, dirigidas, executadas e controladas pelas organizações. Todas as organizações são constituídas por pessoas e por recursos não-humanos (como recursos físicos e materiais, financeiros, tecnológicos, mercadológicos.).
Portanto este trabalho foi desenvolvido apresentar algumas teorias da administração, a fim de oferecer uma visão ampla e atualizada sobre o que há de mais moderno no assunto em termos de conceitos, aplicações, pesquisas, alguns percussores, e sua evolução através dos tempos, dentro de uma visão temática de processos administrativos.