Teoria da Administração
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM LOGÍSTICA
FELIPE SAVARIEGO VILAS BOAS
RA 3003884
TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO
SÃO PAULO
2013
TEORIA SISTEMÁTICA
Surge a partir dos trabalhos de Ludwing Von Bertalanfy publicados em 1950 e 1968.
Tem por finalidade a identificação das propriedades, princípios e leis característicos dos sistemas em geral, independentemente do tipo de cada um, da natureza de seus elementos componentes e das relações entre eles. Procura entender como os sistemas funcionam.
Fonte
CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à Teoria Geral da Administração. 4. ed. São Paulo: Makron, 1993.
TEORIA CIENTÍFICA
Administração científica foi criado por Frederick Winslow Taylor, que tem o intuito de garantir o melhor custo/beneficio aos sistemas produtivos.
• Princípio de planejamento – substituição de métodos empíricos por procedimentos científicos – sai de cena o improviso e o julgamento individual, o trabalho deve ser planejado e testado, seus movimentos decompostos a fim de reduzir e racionalizar sua execução.
• Princípio de preparo dos trabalhadores – selecionar os operários de acordo com as suas aptidões e então prepará-los e treiná-los para produzirem mais e melhor, de acordo com o método planejado para que atinjam a meta estabelecida.
• Princípio de controle – controlar o desenvolvimento do trabalho para se certificar de que está sendo realizado de acordo com a metodologia estabelecida e dentro da meta.
• Princípio da execução – distribuir as atribuições e responsabilidades para que o trabalho seja o mais disciplinado possível.
Fonte
COELHO. José Márcio; GONZAGA. Ricardo Martins; Administração Científica de Taylor: O Homem do Tempo.
TEORIA CLÁSSICA
A Teoria Clássica da Administração é uma escola de pensamento administrativo idealizada pelo engenheiro francês Henri Fayol, a partir da década de 1910. Caracteriza-se pela ênfase