Teoria da Administração
ANTECEDENTES HISTÓRICOS QUE CONTRIBUIRAM PARA A ADMINISTRAÇÃO
Agosto de 2010
INTRODUÇÃO
A capacidade de administrar esteve evidente durante a evolução humana , estima-se que os primeiros relatos de um “conhecimento administrativo” surgiram há pelo menos cinco mil anos, e esse conhecimento foi evoluindo junto com a sociedad e.
No entanto, foi a partir da I e II Revolução Industrial que as teorias da Administração começaram a se formar com estudos desenvolvidos em grandes industrias (MAXMIANO), o que fez alterar a forma de produção (CHIAVENATO), considerando-se assim o marco do surgimento da Administração enquanto ciência, a qual as transformações criaram um impacto na forma de se fazer as coisas. No inicio a administração era definida como um processo para utilização de recursos, tecnologias e competências alinhados para alcançar objetivos. Entretanto, a administração deixou de ser um simples processo de planejar, organizar, dirigir e controlar o uso de recursos. Hoje difere, pois, preocupa-se com a maneira como chegar a esses resultados (CHIAVENATO). Com base neste contexto, a seguir estão reunidos os fundamentos sobre as Teorias da Administração para contribuir com um resgate a compreensão dos demais assuntos que evoluem em direção às demais especializações da Administração enquanto ciência.
ANTECEDENTES HISTÓRICOS QUE CONTRIBUIRAM PARA A ADMINISTRAÇÃO
Dentre os principais fatos que caracterizam os primórdios da Administração estão os fatos históricos, sociais, políticos e econômicos, caracterizando o cenário no qual estão contidas as organizações do passado. As características mais marcantes nas organizações, em meados do século XVIII, estavam voltadas ao