Teoria da administração
Neste trabalho iremos abordar o surgimento dos princípios da teoria da administração em nossa historia e como isso foi influenciando no decorrer dos anos. Vamos esclarecer também como a administração pode ser considerada uma habilidade humana, e como os estudos de Frederick Taylor influenciaram o inicio da administração como ciência.
II- Surgimento da teoria da administração
A administração se tornou ciência recentemente, mas sua trajetória é muito antiga. Mesmo inconscientemente os nossos antepassados já utilizavam desse recurso para controlar, organizar, planejar e dar uma direção aos seus recursos e vida social.
Podemos dizer que as primeiras organizações surgiram de 4000 a.c, quando ocorreu a transação do sistema agrícola para o sistema urbano onde começam a ser aplicados alguns conceitos de administração para criar uma estabilidade organizacional das cidades e dos estados. Outro sistema que influenciou no surgimento da administração foi o sistema feudal que durou muito tempo no período medieval, os feudais eram os donos das terras e as pessoas (os servos) uniam - se a eles para trabalhar e em troca utilizava-se de suas terras. Com a produção do artesanato houve a queda do sistema feudal, as associações dos artesãos passaram a controlar a produção e a distribuição de produtos com objetivo de proteger os associados da concorrência desleal e defender a pratica justa do negocio.
Quando ocorreu a transação da idade media para o renascimento, a riqueza e o poder passaram de posse de terra para o dinheiro com esse acontecimento surgiu o capitalismo que ocasionou um grande impacto para administração transformando a burguesia no período medieval em comerciantes, poderosas famílias e banqueiros. Nessa mesma época começou as navegações onde possibilitou o surgimento dos negócios entre os continentes.
A administração sofreu também grandes influências dos filósofos, organização militar, igreja católica e a I e II revolução industrial. os filósofos