Teoria da administração
Curso: Administração
Disciplina: Teorias da Administração Semestre: 2º
Atividades Previstas
Questões Dissertativas – Teoria da Administração
• Tema 1 10. A capacidade de administrar esteve presente durante a evolução humana, permeando a história da vida em sociedade. Mas, foi a partir da Revolução Industrial que a Teoria da Administração começou a ser formada pelos estudos em grandes empresas - grandes complexos possuidores de influência na economia. Debata sobre esse contexto, pesquise sobre os principais acontecimentos que favoreceram o surgimento das Teorias da administração, procurando fazer uma análise crítica. Lembre-se de considerar o contexto predominante naquela época. A Revolução Industrial teve início na Inglaterra, com a invenção da máquina a vapor, por James Watt, em 1776. A aplicação da máquina a vapor no processo de produção provocou um enorme surto de industrialização, que se estendeu rapidamente a toda a Europa e Estados Unidos. A Revolução Industrial desenvolveu-se em duas fases distintas: a primeira fase de 1780 a 1860. É a revolução do carvão, como principal fonte de energia, e do ferro, como principal matéria-prima e a segunda fase de 1860 a 1914 que foi a revolução da eletricidade e derivados do petróleo, como as novas fontes de energia, e do aço como a nova matéria-prima.
Ao final desse período, o mundo já não era mais o mesmo. E a moderna administração surgiu em resposta as duas consequências provocadas pela Revolução Industrial, a saber:
1. Crescimento acelerado e desorganizado das empresas que passaram a exigir uma administração científica capaz de substituir o empirismo (movimento que acredita nas experiências como principal ou única formadora de idéias ) e a improvização;
2. Necessidade de maior eficiência e produtividade das empresas, para fazer face à intensa concorrência e competição no mercado.
No século XX, surge Frederick W. Taylor, engenheiro americano, apresentando