Teoria da administração sistemas
ORIGENS DA TEORIA DE SISTEMAS
A Teoria Geral de Sistemas (TGS) surgiu com os trabalhos do biólogo alemão Ludwig von Bertalanffy, publicados entre 1950 e 1968. A TGS não busca solucionar problemas ou tentar soluções práticas, mas sim produzir teorias e formulações conceituais que possam criar condições de aplicações na realidade empírica. Sua plenitude da Teoria de Sistemas só ocorreu a partir da década de 60.
CONCEITO DE SISTEMAS
O aspecto mais importante do conceito de sistema é a ideia de um conjunto de elementos interligados para formar um todo. Esse todo apresenta propriedades e características próprias que não são encontradas em nenhum dos elementos isolados.
1 Tipos de sistemas
Há uma grande variedade de sistemas e uma ampla gama de tipologias para classificá-los, de acordo com certas características básicas: 1. quanto à sua constituição: a) sistemas físicos ou concretos. Quando compostos de equipamentos, de maquinaria e de objetos e coisas reais. São denominados “hardware”; e b) sistemas abstratos ou conceituais. Quando compostos de conceitos, planos, hipóteses e ideias.
2. quanto à sua natureza, os sistemas podem ser: a) sistemas fechados. São os sistemas que não apresentam intercâmbio com o meio ambiente que os circunda. A rigor, não existem sistemas fechados, na acepção exata do termo. Os autores têm dado o nome de sistemas fechados àqueles sistemas cujo comportamento é totalmente determinístico programado e que operam com pouquíssimo intercâmbio de matéria e energia com o meio ambiente. b) sistemas abertos. São os sistemas que apresentam relações de intercâmbio com o ambiente, por meio de entradas e saídas. Os sistemas abertos trocam matéria e energia regularmente com o meio ambiente.
PARÂMETROS DOS SISTEMAS
Todo sistema - seja fechado ou aberto – existe dentro de um ambiente. O ambiente é um meio externo que envolve todo o sistema. Se o