TEORIA DA ADMINISTRAÇÃO II
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
3 CONCLUSÃO 8
1 INTRODUÇÃO
As Teorias da Administração propõem uma série de conceitos que tem a finalidade de ensinar aos gestores como resolverem ou diminuírem os problemas organizacionais de uma instituição. Porém, sabe-se que muitas empresas e principalmente microempresas no país são fundadas e comandadas por pessoas que adquiriram certo capital e montaram seu negócio sem ter um diploma de Bacharelado em Administração e, portanto aprenderam na prática como colocar as coisas no lugar e gerir sua instituição. Logo, o presente trabalho tem por objetivo mostrar como acontece essa gestão prática, através de uma entrevista com a gerente de uma farmácia em um bairro periférico da cidade de Paragominas, que não possui nível superior e há pouco mais de três anos administra o negócio com sucesso. O trabalho está divido em três capítulos, onde o primeiro relata a bibliografia dos donos da empresa e como ela foi fundada; no segundo a gerente da Farmácia fala sobre seus próprios conceitos e teorias de administração e como procura organizar o empreendimento; e o último em que ela explica a parte funcional da empresa: escolha de preços, relação com a concorrência, entre outros. As informações aqui contidas não tem caráter cientifico e foram totalmente colhidas na entrevista oral com a Sra. Juliana Mota. Servem apenas para retratar, especificamente, a instituição em questão e externar como a Administração acontece na prática.
2 DESENVOLVIMENTO
2.1 HISTÓRICO DA EMPRESA E SEUS DONOS
Laércio Mota, quarenta e cinco anos, é um empresário imobiliário na cidade de Paragominas, trabalha com aluguel, compra e venda de imóveis residenciais, comerciais e rurais.
No ano de 2009, o empresário foi receber o aluguel de uns de seus pontos comerciais no Bairro Jaderlãndia, em Paragominas,