Teoria da administração Geral
1. CONTEXTUALIZAÇÃO
Conceito de Economia.
Ciência que se ocupa em estudar as possibilidades de combinação dos imitados recursos de produção, distribuição e consumo dos bens e serviços objetivando a busca da satisfação das necessidades humanas que são ilimitados.
“Custo Brasil” nas grandes universidades do mundo. O custo Brasil é o valor a mais agregado ao produto, valor este que não pertence ao produto em si, por exemplo: Porto de Santos – SP. Pouco espaço, demora e custo terrestre. Custo Brasil: Lamentável para o Brasil.
Cenário: Onde a empresa está posicionada. O Ambiente: o chão da empresa. Agentes Econômicos
Consumidores (Famílias)
Empresas (empresas produzem o que as famílias irão consumir. Mas consomem de outras empresas para fazer.)
Governo (intervenção: normatização. Impacto dentro do governo quando há um reajuste de salário, por exemplo / produção: dono de uma petrobras)
Setor Externo (famílias, empresas de fora do país)
Variáveis no cenário : Renda, pessoas a frente do governo e seus interesses políticos, etc...
Mp = Mercado de Produto e Serviços
Mt = Mercado de Trabalho (empresários e trabalhadores – empregados ou não)
M = Moeda!!! Faz a intermediação entre os dois mercados Mp e Mt.
Trabalhadores fazem sua parte dentro de um sistema. Dentro do sistema produtivo, ele faz uma parte. Mas esse trabalhador é um ser completo quanto a cidadão. Consome por inteiro, compra por inteiro. Ou Seja, um trabalhador que faz parte de um sistema e executa parte de uma tarefa inteira e complexa recebe uma quantidade de moeda pelo seu trabalho – sua renda. A renda de cada pessoa influência o poder e o que comprar. A liberdade econômica está vinculada a renda. A renda provém do trabalho. Ou seja, o trabalho é a fonte exclusiva de renda, ou seja, o dinheiro. Com a renda – dinheiro – eu compro os produtos, bens e serviços. Quanto mais renda, compra-se mais, menos renda compra-se menos. Mas é da liberdade de cada