Teoria da Administração Ciêntifica - RESUMO
Por Váldson José Santos
Foi fundada por Frederick Taylor (1856/1915), estadunidense, que começou no "chão de fábrica" como operador de máquinas em Midvale Steel, e a partir disto, passou a observar como os funcionários executavam suas atividades e passou a elaborar métodos para aumentar a eficiência (Mais rapidez, melhor qualidade, menos tempo e menos custo).
Desenvolveu o conceito dos "tempos e movimentos" onde o funcionário ela escolhido baseado em suas aptidões e era colocado a executar apenas uma tarefa.
Desenvolveu a estrutura " Homo Economicus", onde o ser humano funcionário era a Introdução à máquina, um recurso que seria utilizado para conseguir melhores eficácias (Resultados).
Algumas observações e características:
Em seu Principles of Scientific Management, Taylor enuncia quatro princípios:
• substituir os métodos empíricos e improvisados (rule-of-thumb method) por métodos científicos e testados (planejamento)
• selecionar os trabalhadores para suas melhores aptidões e treiná-los para cada cargo (seleção ou preparo)
• supervisionar se o trabalho está sendo executado como foi estabelecido (controle)
• disciplinar o trabalho (execução)
• trabalhador fazendo somente uma etapa do processo de montagem do produto (singularização das funções)
CARACTERÍSTICAS E BENEFÍCIOS
• à gerência caberia: afixar trabalhadores numa jornada de trabalho controlada, supervisionada, sem interrupções, a seu controle, podendo o trabalhador só parar para descansar, quando for permitido, com particularização de cada movimento;
• a gerência não podia deixar o controle do processo de trabalho nas mãos dos trabalhadores. Como os trabalhadores conheciam mais a função do que o gerente, este deveria aprender os métodos de trabalho com aqueles para então cobrar dos seus operários, com o conhecimento da produção, a gerência poderia estabelecer os tempos necessários. Assim, fixou a distribuição do tempo de