Teoria da adm
Teorias com abordagem “Mecanicista”: * Científica * Clássica * Burocrática * Estruturalista
Teorias com abordagem “Humanística”: * Relações Humanas * Comportamental
Administração contemporânea: * Neoclássica * Contigencial
Novas abordagens da administração: * Reengenharia * Gestão democrática
ABORDAGEM “MECANICISTA”
Administração Científica
- Ênfase nas tarefas (1903)
- Contexto Histórico: Crescimento acelerado e desorganizado das empresas, motivado principalmente pela segunda fase da Revolução Industrial. Houve a necessidade de aprimorar a eficiência das organizações em função das necessidades de mercado.
- Destaque: Frederick Winslow Taylor (1856 – 1915 / EUA) – “A tarefa básica da administração é aumentar a produtividade, reduzir custos e pagar salários melhores”. *
O nome Administração Científica é devido à tentativa de aplicação dos métodos da ciência aos problemas da Administração, para alcançar maior eficiência industrial.
Os principais métodos científicos aplicáveis à Administração são a observação e a mensuração.
Sua preocupação era tentar eliminar o desperdício e perdas sofridas pelas indústrias americanas e elevar o nível de produtividade através da aplicação de métodos e técnicas da engenharia industrial.
A consequência imediata da Administração Científica foi uma redução revolucionária no custo dos bens manufaturados em geral de um para dez, e algumas vezes de um para vinte do que haviam custado anteriormente. A Administração Cientifica tornou possível o aumento substancial dos salários, ao mesmo tempo em que se reduzia o custo total dos produtos; o menor custo deve significar maiores salários para o trabalhador. Além disso, ela modificou a estrutura e incrementou a composição da força de trabalho. O operário não especializado que trabalhava com um baixo salário suficiente apenas para sua subsistência e que constituí ao maior contingente da força de trabalho