Teoria crítica
Max Horkheimer, Teodor Adorno, Walter Benjamin, Eric Fromm, Hebert Marcuse, Jürgen Habermas, são alguns nomes que podemos citar que presentam a Teoria Crítica.
Logo em seu início os temas das pesquisas e dos debates, tinham a ver com o movimento operário, movimentos sociais e as relações dos homens com a sociedade.
Os intelectuais que se valiam da teoria critica, utilizavam as teorias de Marx para ter um melhor entendimento da sociedade, buscando fazer com que o homem percebesse a sociedade manipuladora e desigual a qual fazia parte. Também, esses teóricos críticos não pretendiam apenas mostrar os problemas presentes no meio em que viviam, era preciso pensar e propor mudanças, para uma melhoria.
A Teoria Crítica, divergentemente da Teoria Tradicional, buscava uma ciência que não fosse neutra, que tivesse uma contextualização e que buscasse mudar o mundo. Como veremos mais adiante, a sociedade corrompia os indivíduos, uma vez que o capitalismo e a Indústria Cultural, não davam oportunidade para pensar ou refletir sobre suas práticas. Dando, assim, sentido a crítica, buscando não conformar-se com o já estabelecido. Uma vez que então se deve buscar novas formas de realizar o já