Teoria Critica Como Alicerce
O método é meio de ligação entre teoria e o objeto , relação necessária entre o sujeito que investiga e o objeto investigativo. Com tudo só tem sentido como parte de um corpo teórico , e não como conjunto de regras preestabelecidas, para conhecer a coisa ,por que a verdade dos fenômenos não esta dada; é uma verdade que se constrói na historia dos fenômenos ((LEWGOY,2010,pg.161).
A dimensão teórica e metodológica no conhecimento que aprenda a realidade em seu movimento dialético na totalidade das relações sociais que configuram a sociedade, a metodologia no contexto da supervisão de estagio esta voltada pelo mesmo referencial que embasa o projeto profissional, entendendo que a teórica e um conjunto do conhecimento numa conexão de relações num determinado domínio da realidade. A teoria e critica proposta pelas diretrizes curriculares precisa ser ancora na operacionalização dos conhecimentos geral do campo de estágio ,a realidade como vai lida .A questão social e um objeto de intervenção do assistente social que é expressada pelo complexo da desigualdade social. O ponto de vista dessas dimensões teórica-metodológica no processo da supervisão tem a teoria e a critica como seu alicerce no processo de formação. supervisão não pode ser considerada uma categoria teórica independente do processo de formação profissional. Por isso, os supervisores devem conhecer o Projeto Político Pedagógico do curso, assim como os planos de ensino das disciplinas de Estágio em que a base teórica usa a expressão pedagógica do curso.
Vulnerabilidade Teórico -metodologico
A pesquisa aponta que a base teórica ,resulta do conhecimento desenvolvido no processo de formação, na busca de conjugar rigor teórico –metodológico e acompanhamento da dinâmica societária de fortalecimento das dimensões interventiva da profissão , atribui-se significado vulnerabilidade teórica –metodológica (LEWGOY,2010,pg.164).