Teoria Comunicação
SALVADOR, 2014
A Teoria Matemática da comunicação teve sua origem no pós-guerra. Ele foi criado com a finalidade de solucionar problemas técnicos de comunicação visando a eficácia do fluxo informativo, podendo ser adaptável processo de comunicação. A Teoria Matemática se desenvolveu em 3 niveis: Técnico, Semântica e Eficácia. Nessa Teoria A consegue se comunicar de forma clara e concisa com B quando este compreende e corresponde às intenções e A
A Teoria Matemática foi de suma importância para os estudos de comunicação pelo fato de ter, tecnologicamente, aperfeiçoado o canal de comunicação, melhorando assim a qualidade da transmissão da informação, chamado a atenção para os diversos processos nas relações de comunicação, atuando como intermediários entre a fonte e o destinatário.
A Teoria Crítica se desenvolveu por cientistas de Frankfurt tendo como base a Teoria Hipodérmica. Ela tem como característica a ação por meio da repetição, baseada na mídia como instrumento de influenciação. Dentro dessa Teoria surgiram duas vertentes: a razão instrumental e a razão crítica. A razão instrumental faz das ciências e das técnicas um meio de intimidação, medo,terror, e desespero.
A razão crítica é aquela que analisa e interpreta os limites e os perigos do pensamento instrumental e afirma que as mudanças sociais, políticas e culturais só se realizarão se tiverem como finalidade a emancipação do gênero humano sobre a Natureza, a sociedade e a cultura. É através dessa Teoria que surge a Indústria Cultural, se utilizando da arte como um produto de consumo da massa. Nessa Teoria, a obra de arte perde sua essência artística passando a ter um caráter capitalista de consumo. Essa Teoria é importante para os estudos da comunicação porque ajuda na análise e entendimento dos processos de comunicação, além de fornecer um embasamento para as áreas relativas da Comunicação.