Teoria comtemporanea
Contemporâneas.
Sumário
INTRODUÇÃO 3
AS TEORIAS ORGANIZACIONAIS CONTEMPORÂNIAS 4
CONCLUSÃO 7
As teorias Organizacionais Contemporâneas 3
l. Introdução Hoje em dia, a psicologia organizacional contribui muito para o mundo do trabalho e para a gestão empresarial, pois nesse momento crucial em que o mundo das empresas fica girando, é de extrema importância que elas se adaptem ao mundo dos negócios, existem várias teorias, como a de Maslow(1971), que foi uma das mais importantes, onde a preocupação em identificar cada necessidade do indivíduo está em ênfase.
As Teorias Organizacionais Contemporâneas 4
ll. As teorias organizacionais contemporâneas É evidente que nos últimos anos o mundo do trabalho passou por várias mudanças teóricas e praticas. Diversas teorias e modismos surgiram e balançaram a rotina das empresas com formas inovadoras de pensar e atuar. Porém, apesar de muitas destas mudanças não passarem de tentativas frustradas de encontrar soluções para os problemas organizacionais, surge também um modo de pensar diferenciado, não apenas comprometido com o lucro, mas com propostas mais coerentes de desenvolver negócios, tratar os seres humanos e enfrentar o problema do desemprego.
Importância vem sendo dada às questões humanistas ou de saúde do trabalhador para o desenvolvimento das teorias organizacionais, sendo que autonomia e equilíbrio são tratados como características essenciais dos trabalhadores.
Mais do que isso, é enfatizar a necessidade de que o trabalhador seja tratado como um ser de possibilidades. Além de estar aberto para a transformação, o trabalhador deve ser o autor de seu desenvolvimento que vive em constante processo de realização/satisfação de seus desejos.
Os indivíduos autônomos são aqueles que serão capazes de desenhar uma carreira, controlar seu próprio desenvolvimento, atuar diante das necessidades da empresa