Teoria comportamental
Surge no final da década de 40.
Herbert Simon publica o livro: Comportamento Administrativo, em 1947 onde critica as abordagens anteriores, ênfase no processo de tomada de decisão e aos limites da racionalidade.
As novas proposições sobre a motivação humana
Para explicar como as pessoas se comportam, estuda-se a motivação humana. Os autores behavioristas verificaram que o administrador precisa conhecer as necessidades humanas para melhor compreender o comportamento humano, e utilizar a motivação humana como poderoso meio para melhorar a qualidade de vida dentro das organizações.
Hierarquia das necessidades de Maslow
Segundo Maslow, o ser humano tem necessidades complexas que podem ser hierarquizadas.
A motivação dos trabalhadores surge segundo necessidades humanas, as quais estão dispostas em níveis, numa hierarquia de importância e de influência.
Essa hierarquia de necessidades pode ser visualizada como uma pirâmide estando na base da pirâmide às necessidades mais baixas (fisiológicas) e no topo as necessidades mais elevadas (auto - realização) TEXTO
1. fisiológicas constituem o nível mais baixo das necessidades humanas, mas de vital importância, como a alimentação, moradia, conforto físico, descanso, lazer. Estão relacionadas com a sobrevivência do individuo
2. de segurança; constitui o segundo nível das necessidades humanas, como o amparo legal, orientação precisa, segurança no trabalho, remuneração, busca de proteção contra alguma ameaça.
3. necessidades sociais, surgem quando as necessidades fisiológicas e de segurança estão satisfeitas de forma considerável, dentre elas um bom clima, respeito, aceitação, interação com colegas, superiores e clientes.
4. necessidade de estima, envolve a autoconfiança, status, prestígio, ser gostado, promoções, responsabilidade por resultados.
5. de auto-realização, desafios mais complexos, trabalho criativo, autonomia, participação nas decisões