Teoria comportamental
UNIDADE SANTANA DO IPANEMA
CURSO DE CIENCIAS ECONOMICAS
TEORIA COMPORTAMENTAL
M A M Gomes
Santana do Ipanema,
2013
M A M Gomes
TEORIA COMPORTAMENTAL
Trabalho apresentado como complemento avaliativo para a disciplina de Economia e administração política na sociedade contemporânea ministrada pelo Professor A C D, Curso de Ciências Econômicas da Universidade Federal de Alagoas.
Santana do Ipanema,
2013
INTRODUÇÃO
Trazendo conceitos, variáveis e, sobretudo, uma nova visão da teoria administrativa baseada no comportamento humano nas organizações. A abordagem comportamental marca a mais forte ênfase das ciências do comportamento na teoria administrativa e a busca de soluções democráticas e flexíveis para aos problemas organizacionais, originando das ciências comportamentais e mais especificamente da psicologia organizacional. É com essa abordagem comportamental que a preocupação com a estrutura se desloca para com os processos e a dinâmica organizacional, isto é, com o comportamento.
Principais teóricos: Kurt Lewin; Douglas McGregor; Herbert Simon; Rensis Likert; Chris Argyris; J.G.March.
Originalmente, o movimento behaviorista surgiu com a discordância da Escola das Relações Humanas que por sua vez, recusava a concepção de que a satisfação do trabalhador gerava de forma intrínseca a eficiência do trabalho. A percepção de que, nem sempre os funcionários seguem comportamentos exclusivamente racionais ou essencialmente baseados em sua satisfação, que exigia a elaboração de uma nova teoria administrativa, e a defesa da valorização do trabalhador em qualquer empreendimento.
Novas proposições sobre a Motivação Humana
Para explicar o comportamento organizacional, a Teoria Comportamental se fundamenta no comportamento individual das pessoas. Para poder explicar como as pessoas se comportam, torna-se necessário o estudo da motivação humana. Os autores behavioristas verificaram que o administrador precisa