Teoria comportamental
1.1 Conceito: A Teoria Comportamental veio significar uma nova direção dentro da Teoria Administrativa, abordando a ciências do comportamento, o abandono das posições normativas e prescritiva de teorias anteriores e adotando posições explicativas e descritivas.
1.2 Origens:
A Teoria Behaviorista da administração não deve ser confundida com a escola Behaviorista que se desenvolveu na psicologia, a partir dos trabalhos de Watson. O livro publicado por Herbert A Simon, em 1957 Comportamentos Administrativos marca o inicio da Teoria Comportamental na Administração. A oposição ferrenha da Teoria das Relações Humanas com ênfase nas pessoas, em relação à Teoria Clássica que foca em tarefas e estruturas organizacional, caminhou para um segundo estágio, a Teoria Comportamental passou a representar uma tentativa de síntese da Teoria da Organização com foco nas relações humanas. A Teoria Comportamental é um desdobramento da Teoria das Relações Humanas, apesar de compartilharem alguns conceitos a mesma critica a Teoria Clássica. Com a Teoria Comportamental deu-se incorporação da sociologia da burocracia, assim no fim da década de 1940 surge à Teoria Comportamental.
A Teoria Comportamental baseia-se no comportamento individual das pessoas, para isso é necessário um estudo para explicar como as pessoas se comportam. Um dos temas principais da teoria é a motivação humana.
1.3 Centralizando o trabalho em: * Abraham H. Maslow * Frederick Herzberg * Douglas M. McGregor
2. Teoria de Maslow
Maslow foi um psicólogo e consultor, foi também o criador da Teoria da Motivação de modo que fosse possível entender as necessidades humanas, para isso criou uma pirâmide com as necessidades humanas, colocando assim na base da pirâmide as necessidades mais baixas e no topo as necessidades mais elevadas, sendo elas: Necessidades de auto-realização: são as necessidades de cada pessoa realizar seu próprio potencial, de auto desenvolver-se