Teoria comportamental e mecanicista
ESCOLA TÉCNICA ESTADUAL DE PRAIA GRANDE
TÉCNICO EM TRANSAÇÕES IMOBILIÁRIAS
2TI3-NOITE
LEONARDO, 20
ENFOQUES ADMINISTRATIVOS:
TEORIA MECANICISTA E TEORIA COMPORTAMENTAL
PRAIA GRANDE – 2013
ENFOQUE MECANICISTA
Ênfase e Características
O mecanicismo é uma característica da Administração Científica onde as organizações eram vistas como um arranjo rígido, construídas a partir de um projeto e montadas como peças mecânicas. A máxima eficiência era procurada através da avaliação pormenorizada do seu funcionamento. O lado humano, as emoções e os relacionamentos foram ignorados. As pessoas eram consideradas preguiçosas e ineficientes e precisavam ser controladas e estimuladas financeiramente para que cumprissem suas obrigações.
Contribuições
Taylor e a Administração Cientifica
Taylorismo é o modelo de administração desenvolvido pelo engenheiro norte-americano Frederick Taylor (1856-1915), considerado o pai da administração científica e um dos primeiros sistematizadores da disciplina científica da Administração de empresas.
O taylorismo caracteriza-se pela ênfase nas tarefas, objetivando o aumento da eficiência ao nível operacional.
Suas ideias começaram a ser divulgadas no século XX. O surgimento da Administração Científica está diretamente ligada ao contexto norte-americano da virada do século XX. Com o fim da Guerra da Secessão, a indústria expandiu-se aceleradamente, o que gerou preocupações também com o aumento da eficiência nos processos de produção.
Este aumento na eficiência seria conseguido, de acordo com os proponentes da Administração Científica, com a racionalização do trabalho. Há uma série de princípios enunciados por Taylor, no que concerne à administração. Eles são entendidos como máximas pelas quais a organização deve se orientar para melhorar sua eficiência, a partir de critérios supostamente científicos.
Taylor iniciou o seu estudo observando o trabalho dos operários. Sua teoria