Teoria Cognitiva Comportamental
HANNA SENA
LARISSA MORAIS
RODRIGO MACEDO
VANESSA REGINA ROCHA
MATRIZES DO PENSAMENTO EM PSICOLOGIA – COGNITIVO COMPORTAMENTAL
Teixeira de Freitas
2015
HANNA SENA
LARISSA MORAIS
RODRIGO MACEDO
VANESSA REGINA ROCHA
MATRIZES DO PENSAMENTO EM PSICOLOGIA – COGNITIVO COMPORTAMENTAL
Trabalho apresentado como requisito da Avaliação Parcial da disciplina de Matrizes do Pensamento em Psicologia – Cognitivo Comportamental do curso de Psicologia da Faculdade Pitágoras de Teixeira de Freitas.
Orientadora: Profa. Waniele Aguilar de Oliveira.
Teixeira de Freitas
2015
FICHAMENTO
OLIVEIRA, Langlois Letícia; DEIRO, Carolina Peixoto. Terapia Cognitivo-Comportamental para Transtornos Alimentares: A Visão de Psicoterapeutas sobre o Tratamento. Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva. São Paulo, v. 15, n. 1, p. 36-49, abr. 2013. Disponível em: <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-55452013000100004>. Acesso em: 14/09/2015.
“Os transtornos alimentares são quadros caracterizados por aspectos como o medo mórbido de engordar, redução voluntária do consumo nutricional, ingestão maciça de alimentos seguida de vômitos e uso abusivo de laxantes e/ou diuréticos.” (p. 37)
“Estudos mostram um aumento da incidência desses transtornos nas últimas duas décadas, principalmente entre adolescentes e adultos jovens do sexo feminino, com maior incidência entre os 13 e 20 anos de idade (cerca de 1% nessa população).” (p. 37)
“Ainda hoje a etiologia dessas enfermidades não é totalmente conhecida, e a maioria dos especialistas trabalha com um modelo multidimensional de tratamento, que reconhece fatores individuais, genéticos, sociais e familiares.” (p. 37)
“Isto levou ao desenvolvimento de terapêuticas dirigidas às perturbações cognitivas e comportamentais específicas que caracterizam estes pacientes.” (p. 38)
“Assim, a TCC tornou-se aceita como uma das