Teoria Clássica
Resumiu-se em fazer com que seus funcionários sejam vistos apenas como mais uma parte de uma maquina como meio de produção, onde não se importava como as pessoas e sim com a efetiva produção para maximizar seus lucros, os funcionários eram apenas partes das maquinas porque na época não existia evolução tecnológica para que consigam substituir as pessoas.
Conforme Taylor o objetivo das organizações na época eram apenas assegurar seus empregos para que os funcionários maximizem os lucros, onde todo tipo de trabalho tinha que ser executado do modo mais simples possível e cronometrado para que sempre busquem diminuir os prazos para aumentar a escala de produção.
Com base no conceito de Taylor, Fayol ele preocupou-se em dividir a estrutura hierárquica assim fazendo com que cada setor reportasse apenas para um líder, Fazendo assim melhor controle das atividades dentro da empresa.
Max Weber procurou desenvolver um processo mais burocrático dentro da organização, assim criando procedimentos para todos os serviços assim, uma vez formulados um sistema de regras a serem seguidas por todos dentro da organização, onde cada funcionário tinha apenas que seguir as regras onde todas as perguntas tinham respostas.
Teoria Comportamentalista
Diferente da clássica onde via o individua como apenas mais uma parte da maquina, a teoria comportamentalista buscava humanizar a organização assim trazendo com que os funcionários participassem para o desenvolvimento da empresa, onde os trabalhos pesados eram executados por maquinas e as pessoas contribuindo com o capital intelectual.
Segundo Maslow as pessoas eram vistas agora como capital intelectual, assim buscou entender como as pessoas se motivavam para melhor desenvolver os projetos e com isso criou-se a pirâmide de Maslow, onde nele está em uma escala de degraus como que as pessoas se motivam dentro da organização.
Teoria Neoclássica
Consiste em não ver a organização como um sistema fechado e sim como um