TEORIA CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO
Cleber Rodrigo de Souza
Jéssica Rios Moreno
Leandro Vieira da Silva
Administração (Teoria Clássica)
São José dos Campos
Fevereiro de 2014
FATEC de São José dos Campos
Cleber Rodrigo de Souza
Jéssica Rios Moreno
Leandro
Administração (Teoria Clássica)
Trabalho apresentado à disciplina de Administração, como parte dos requisitos para obtenção do certificado de técnico em Logística.
Professor: Geraldo
São José dos Campos
Fevereiro de 2014
1. INTRODUÇÃO
No início do século XX, nos Estados Unidos da América, Frederick Taylor e outros profissionais da área de engenharia desenvolviam a Administração Científica, teoria que enfatizava a função do operário. Enquanto isso, na França, Henry Fayol, dava cabo aos estudos que culminaram na Teoria Clássica da Administração, que em 1916 surgiria como grande avanço na Europa. A Teoria Clássica da Administração é caracterizada, segundo Fayol, pela ênfase na estrutura organizacional da empresa, tanto os departamentos como as pessoas envolvidas nos processos. Este trabalho apresentará as características gerais da obra de Henry Fayol, considerado o fundador da Teoria Clássica da Administração, e como sua teoria é fundamental para os administradores de todas as épocas.
2. DESENVOLVIMENTO
2.1 Análise Temporal A Primeira Grande Guerra (1914-1917) fez com que a Europa e os Estados Unidos desenvolvessem operações militares de forma conjunta, expandindo as comunicações, o jornalismo, o rádio e os meios de transporte, que foram alavancados principalmente pela indústria automobilística, as ferrovias e o início da aviação militar. A Teoria Clássica da Administração, obra criada por Henry Fayol, surgiu em meio a todo esse grande evento que, como todas as guerras da história, trouxe o desenvolvimento em diversas áreas, tudo pagando o pesado preço da destruição e das