Teoria classica da administração
ABORDAGEM CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO
A) Administração Científica: arrumando o chão da fábrica - (Taylor)
B) Teoria Clássica da Administração: organizando a empresa - (Fayol)
ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA
No século XX, dois engenheiros desenvolveram os primeiros trabalhos a respeito da Administração. Um era americano, Frederick Winslow Taylor, que criou a chamada Escola da Administração Científica, preocupada em aumentar a eficiência da indústria por meio, inicialmente, da racionalização do trabalho operário.
O europeu, Henri Fayol, desenvolveu a Teoria Clássica, preocupado com o aumento da eficiência da empresa por meio da sua organização e da aplicação de princípios gerais de administração em bases científicas.
ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA - (Taylor).
Frederick Winslow Taylor, o fundador da Administração Científica, nasceu na Filadélfia, nos Estados Unidos. Iniciou sua vida profissional como operário, em 1878, na Midvale Steel Co. e, em 1885, formou-se engenheiro pelo Stevens Institute. Seu trabalho é dividido em duas etapas, de acordo com o seguinte:
1. Primeiro Período de Taylor
Taylor iniciou suas experiências e estudos pelo trabalho do operário e, mais tarde, generalizou as suas conclusões para a Administração geral: sua teoria seguiu um caminho de baixo para cima, e das partes para o todo.
Efetuou um paciente trabalho de análise das tarefas de cada operário, decompondo os seus movimentos e processos de trabalho, aperfeiçoando-os e racionalizando-os gradativamente.
Verificou que o operário médio produzia muito menos do que era potencialmente capaz com o equipamento disponível.
2. Segundo Período de Taylor
Correspondente à época da publicação de seu livro Princípios de Administração Científica (1911), quando concluiu que a racionalização do trabalho operário deveria ser logicamente acompanhada de uma estruturação geral da empresa e que tornasse coerente a aplicação de seus princípios.
O resultado