Teoria científica
1) Segundo o texto, “A organização racional do trabalho se fundamenta na análise do trabalho operário, no estudo dos tempos e movimentos, na fragmentação das tarefas e na especialização do trabalhador.” Esses fundamentos se relacionam? Sistematize-os (isto é, estabeleça relações entre os mesmos).
R = Análise do trabalho operário: Busca-se a eliminação do desperdício. Estudo dos tempos e movimentos: Busca-se a eliminação da ociosidade. Na fragmentação das tarefas: Busca-se a redução dos custos. Na especialização do trabalhador: Busca-se a produção.
2) Descreva um exemplo prático de estudo de tempos e movimentos.
R = Em fábricas de confecção costuma-se cronometrar o tempo que leva para cortar, costurar e descartar cada operação de uma peça completa. Além dos movimentos realizados para tal função, a fim de produzir mais peças. Em Centrais de Atendimento é calculado o tempo médio para se fazer um atendimento, a fim de evitar índices de abandono nas ligações.
3) Taylor verificou que não adiantava racionalizar o trabalho do operário se o supervisor e o chefe continuavam a trabalhar empiricamente. Explique.
R = Não adianta estudar métodos para desenvolver uma melhor atividade pelos trabalhadores se os supervisores e chefes continuavam com as mesmas experiências e convicções. Tinha que haver novos planejamentos e organizar a melhor forma de colocar em ação.
4) Segundo a Administração Científica, o que pode ser feito para conquistar o envolvimento do funcionário?
R = Apelo aos planos de incentivos salariais e de prêmios de produção, com base no tempo padrão e na convicção de que o salário constitui a fonte de motivação para o trabalhador.
5) O caráter normativo e prescritivo da Administração Científica e da Teoria Clássica da Administração é uma das disfunções de tais teorias. Justifique.
R = Administração Científica preocupava-se apenas com o aumento da ação no nível operacional trazendo assim mais