Teoria científica da administração
Trabalho Semestral
TEORIA CIENTÍFICA DA ADMINISTRAÇÃO
INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem por objetivo realizar uma exposição sucinta sobre a TEORIA CIENTÍFICA DA ADMINISTRAÇÃO. Expondo as principais informações relativas a ela.
As primeiras Teorias da Administração surgiram no início do século XX, durante a 2ª Revolução Industrial. Neste período surgiram os primeiros trabalhos a respeito da administração. Nesta época o mundo vivia uma explosão de industrialização, com os principais processos de fabricação se utilizando de processos mecanizados. Porém este crescimento acelerado se deu de forma desorganizada. Não existia uniformidade nas linhas de produção e de máquinas. As rotinas básicas de produção não eram de domínio das gerências. Por estes e outros motivos, sentia-se a necessidade de aumentar a eficiência e a competência das organizações.
Neste cenário de necessidade de aumento de produtividade das organizações, surgiram dois engenheiros que iniciaram os primeiros trabalhos na área da administração. Um foi o americano Frederick Winslow Taylor, que iniciou a chamada escola da Administração Científica. Que procurava aumentar a eficiência da indústria por meio da racionalização do trabalho operário. O outro engenheiro era europeu, chamado Henry Fayol, que desenvolveu a Teoria Clássica. A qual procurava um aumento de eficiência da empresa por meio de sua organização e da aplicação de princípios gerais da administração em bases científicas. Embora os dois não tenham tido contato entre si e tenham tido enfoques diferentes, ambos vieram a contribuir com suas ideias para a formação da Abordagem Clássica da Administração. Porém, como foi citado no início, nosso foco aqui será uma leitura específica na obra de Taylor (Teoria Científica da Administração).
A base da Administração Científica tem como raiz a ênfase colocada nas tarefas do trabalhador. Ou seja, na análise e na