Teoria Científica da adm.
DOCENTE: Grace Kelly
DISCENTE: Cinthya Oliveira Fernandes
CONV 2A
TEORIA DA ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA
NATAL, RN
“A abordagem típica da Escola da Administração Científica é a ênfase nas tarefas”. (32)
Percebemos nessa citação que o foco da teoria da administração científica, visava principalmente a eficiência, e o modo mais prático encontrado por Taylor foi o foco nas tarefas, o que acabou influenciando na despreocupação com o operário enquanto ser humano.
“Vadiagem sistemática dos operários, que reduziam a produção para manter seus salários”. (33)
Taylor tinha uma visão pessimista do homem, caracterizava-o como um ser negligente e irresponsável, sem levar em consideração o legado de calamidade em que aquelas pessoas estavam imersas, logo eles tinham como único objetivo a sobrevivência, sem nenhum propósito de conquistas, apenas, sobreviver.
“Taylor salienta que a maioria das pessoas acredita que os interesses dos empregados e dos empregadores são antagônicos”. (34)
É fácil entender que essa é uma ideia distorcida dos fatos, pois se bem analisado percebemos facilmente que a prosperidade do empregado depende da prosperidade do empregador e vice-versa. É preciso que o empregador tenha lucro para que o empregado consiga o que deseja (altos salários).
“Como há sempre um método mais rápido e um instrumento mais adequado que os demais, esses métodos e instrumentos melhores podem ser encontrados e aperfeiçoados por meio de uma análise científica e um apurado estudo de tempos e movimentos, em vez de ficar a critério pessoal de cada operário”. (34)
Taylor acreditava que a especialização de uma determinada tarefa em particular traria o aperfeiçoamento, que consequentemente, chegaria a tão sonhada eficiência. Pois quanto mais se conhece de algo, com mais precisão poderá realizar. Mais uma vez foi deixada de lado questões humanas, pois o trabalho repetitivo trazia danos físicos e psicológicos.
“Com a