TEORIA CIENTIFICA
DAYARA BERGAMIN SANTOS
RESUMO:
Constitui a primeira teoria da Administrativa. O nome Administração Científica é devido à tentativa de aplicação dos métodos da ciência aos problemas da Administração a fim de aumentar a eficiência industrial. Os principais métodos científicos aplicáveis aos problemas da Administração são a observação e a mensuração. A Escola da Administração Científica criada por Taylor provocou verdadeira revolução no pensamento administrativo e no mundo industrial de sua época. A preocupação original foi eliminar o fantasma do desperdício e das perdas sofridas pelas indústrias e elevar os níveis de produtividade por meio da aplicação de métodos e técnicas da engenharia industrial.
PALAVRAS-CHAVE: Administração Científica, Teoria de Taylor e Organização Racional do Trabalho.
INTRODUÇÃO:
No início de Século XX, dois engenheiros desenvolveram os primeiros trabalhos pioneiros a respeito da Administração. Um era o americano Frederick Wilson Taylor que iniciou a chamada Escola da Administração Científica, preocupada em aumentar a eficiência da indústria por meio da racionalização do trabalho operário.
A escola da Administração Científica, desenvolvida nos EUA, a partir dos trabalhos de Taylor, era formada principalmente por engenheiros, como Henry Lawrence Gantt, Frank Bunker Gilbreth, o próprio Taylor e outros. A preocupação básica era aumentar a produtividade da empresa por meios de eficiência no nível operacional. Daí a ênfase na análise e na divisão do trabalho operário.
Segundo Maximiano (2010, p.22), “A pessoas que conseguiu montar um conjunto de princípios e técnicas para tratar da eficiência foi Frederick Winslow Taylor (1856—1915), que liderou o movimento da administração científica.”.
A abordagem da Administração Científica é uma abordagem do operário para o supervisor e gerente e do operário e seus cargos para a organização empresarial. Tinha um