Teoria cientifica e teoria comportamental
Administração científica é o modelo de administração seguido pelo engenheiro Frederick Taylor (1856-1915), caracteriza pela ênfase nas tarefas. O principal enfoque: * Racionalização do trabalho no nível operacional.
Motivos:
* Vadiagem sistemática por parte dos trabalhadores; * Desconhecimento pela gerência das rotinas; * Falta de variedade das técnicas e métodos de trabalho.
Taylor procurava um modelo certo de organização racional do trabalho, seleção cientifica do trabalhador, o tempo padrão para realizar as tarefas, plano para incentivo salarial, o trabalho em conjunto, desenho de cargos e tarefas, supervisão funcional, ênfase na eficiência, as condições de trabalho dos funcionários, padronização e princípios de exceção.
Taylor preconizou a pratica da divisão de trabalho, enfatizando tempos e movimentos a fim de “máxima produção e mínimo custo”.
Teoria comportamental
A teoria comportamental da administração, a ênfase permanece nas pessoas mas dentro de um contexto organizacional. A teoria comportamental defendia a valorização do trabalhador em qualquer empreendimento baseado na cooperação, propunha-se fornecer uma visão mais ampla do que motiva as pessoas para agirem ou se comportarem do modo que o fazem, particularizando as situações especificas do individuo no trabalho. Para explicar o comportamento organizacional, a teoria comportamental se fundamenta no comportamento individual das pessoas. Maslow, um psicólogo e consultor americano, apresenta uma teoria de motivação, segundo a qual as necessidades estão organizadas e dispostas em níveis, numa hierarquia de importância e de influencia. Sendo elas: * Necessidades fisiológicas: Constituem o nível mais baixo de todas necessidades humanas, mas com vital importância. (alimentação, repouso, abrigo ou desejo sexual); * Necessidades de segurança: São as necessidades de segurança ou de estabilidade, a busca de proteção contra a