Teoria Básica da Administração
Conceitos Básicos
∙ Para que serve uma empresa? Para prestar serviços, gerar lucros e movimentar o capitalismo → consequência de atender as necessidades das pessoas. Se a empresa atender bem essas necessidades, irá gerar lucro, aumentar o número de clientes e mantê-los.
Atender necessidades → Lucro → Impostos
∙ A sociedade moderna funciona por meio de Organizações, duas pessoas ou mais que tem o mesmo objetivo, por exemplo: Empresas, Clubes, Serviços Públicos, Igrejas.
As Organizações precisam de uma boa administração para funcionarem bem e atenderem as necessidades das pessoas. Exemplo: ONG (Organização Não-Governamental) → Para atender uma causa∕necessidade que o governo não o faz. Organizações Lucrativas → Empresas → Possuem a figura de um dono (pode ser uma pessoa ou sócios e acionistas) que vão decidir o que fazer com o lucro da empresa.
Organizações Não-Lucrativas → Serviços Públicos, Filantropia, ONG’s → Não tem uma figura de um dono e o “lucro” é usado para reinvestir na organização. As organizações não-lucrativas também precisam ser administradas com eficiência e eficácia, pois existe o interesse público (social).
∙ Concorrência: Lei da Oferta e da Procura. Dificulta a criação e manutenção de uma empresa, pois o cliente tem muitas opções de serviços∕produtos, portanto será mais difícil conquistar e manter o cliente. Nos dias de hoje está mais difícil do que antigamente.
- No começo do século XX → Poucas empresas, muito mercado;
- Na década de 60’∕70’ → Muitas empresas,