Teoria Burocrática
Escolhi a teoria burocrática, pelo simples fato dela desenvolver uma dualidade de conceitos, reverenciando o formalismo funcional, e o antagonismo formal das regras e normas que subjetivam o seu funcionamento.
Burocracia vem do francês bureaucratie, termo foi inventado por Gournay, na primeira metade do século XVIII. Na visão de Max Weber, a burocracia é a maneira de se garantir a máxima eficiência na gestão de uma organização. E trata-se de uma característica do estado moderno. É o tipo ideal de uma organização formal da sociedade, caracterizada pela legitimação hierárquica da autoridade, com poderes e responsabilidades atribuídas a funcionários que ocupam posições numa determinada hierarquia marcada pelo direito à carreira.
O Estado Moderno seria, acima de tudo, um Estado Racional marcado pelo surgimento de uma administração burocrática. E isto porque em todos os domínios (Estado, Igreja, exército, partido, empresa econômica, grupo de interesses, associação, fundação, etc.), o desenvolvimento das formas modernas de agrupamento identifica-se muito simplesmente com o desenvolvimento e com a progressão constante da administração burocrática: o nascimento desta é, por assim dizer, o esporo do Estado ocidental moderno.
2 - destacar os pontos mais importantes da teoria, relacionado tais pontos com o trabalho realizado por um gestor público (prefeito, governador, deputado, vereador, etc), ou por um gestor de alguma organização pública de seu conhecimento e interesse (Hospital, Banco, Correios, Petrobras, etc).
Os principais pontos de importância entre a relação da Burocracia, com um gestor, é relacionado ao próprio sistema administrativo, como exemplo, entraremos no contexto da administração municipal, onde o principal gestor “chefe, dirigente,...” o prefeito, aproveita-se da organização da administração municipal, para a pratica dos principais desdobramentos negativos da teoria burocrática, valorização da hierarquia, valorização