teoria burocratica
EDSON RAMOS DA SILVA
OS CAMINOS DA LOGISTICA REVERSA
ERECHIM, 15 DE SETEMBRO DE 2014
UNIVERSIDA REGIONAL INTEGRADA DO ALTO URUGUAI E MISSÕES-URI CAMPOS DE ERECHIM
BACHAREL EM ADMINITRAÇÃO DE EMPRESAS
LINGUA PORTUGESA 1 A
PROFESSOR PAULO MARCAL MESKCA
EDSON RAMOS DA SILVA
OS CAMINOS DA LOGISTICA REVERSA
ERECHIM, 15 DE SETEMBRO DE 2014
Os caminhos da Logística Reversa
Já faz alguns anos que a logística reversa vem ocupando uma posição de destaque no Brasil, na Europa já e uma pratica regulamentada e incentivada a anos.
Com a iniciativa de empresas privadas, essa pratica ganha cada vez mais destaque no cenário logístico nacional, empresas procuram se adequar a legislação ambiental, e com isso dar um descarte correto aos seus produtos, ai entra a logística reversa cujo maior objetivo e viabilizar a inserção de bens para reutilização no ciclo produtivo e de negócios.
Uma empresa que se destaca nessa área e a Nokia, que tem no brasil seu 3° maios mercado, onde seu faturamento cresceu 21% no último ano. Ano em que a empresa investiu 108 milhões em seus negócios no Brasil. Um programa considerado ser um diferencial pela Nokia é o “Nokia Care”, no qual a empresa trabalha a pós venda de seus produtos.
O desafio do programa é melhorar o atendimento ao consumidor, segundo Camila Camargo, gerente de contas da empresa, com uma reestruturação nessa área a Nokia elevou o nível de atendimento consideravelmente. E é ai que se encaixa a logística reversa, foram estruturados 30 centros de reparos autorizados em 17 estados brasileiros, sendo que em São Paulo, há um para atendimentos especiais, com um sistema de logística que integra todas as regiões do País.
Para a Nokia, sustentabilidade deve ser vista como uma forma de negócios. Com a reinserção de produtos reciclados processo produtivo e usando materiais