Teoria burocratica de max weber
APOSTILA Nº 01
1. INTRODUÇÃO 1.1. O que é Marketing 1.1.1. O que Marketing não é 1.2. A Evolução Conceitual do Marketing 1.2.1. Maslow e a Hierarquia de Necessidades. 1.2.2. A Nova Era trazida por Philip Kotler 1.2.3. A Origem Remontando a 1650 1.2.3.1. A Chegada do Marketing no Brasil 1.3. Distinções Essenciais entre Vendas e Marketing 1.4. Necessidades, Desejos e Demandas. 1.5 Valor, Satisfação e Qualidade. 1.6. Troca, Transações e Relacionamentos.
1. INTRODUÇÃO (Compreendendo o Marketing e o Processo de Marketing)
“O marketing deve ser compreendido como um conjunto de esforços que tem por objetivo sofisticar a habilidade competitiva das empresas através de uma atuação qualitativamente diferenciada frente aos mercados consumidores”.
Jorge Roldão*
Objetivo da Disciplina
Nosso objetivo: compor uma sólida base conceitual e prática de marketing e comunicação com a finalidade de agregar contribuições pontuais e complementares ao processo de construção de futuro seguindo o modelo proposto pelo curso.
Introdução
O Marketing assume o papel de contribuir no esforço e no que se refere à capacitação da visão e da ação do gestor através das abordagens e ferramentas do marketing e da comunicação. Compreender a dinâmica da evolução e do comportamento das variáveis competitivas de mercado será tomado como um ponto chave no desenvolvimento da disciplina. Utilizar abordagens estratégicas e táticas de posicionamento e de construção de ações de mercado que sejam respostas às demandas e situações do ambiente competitivo da organização de forma a equilibrar as suas necessidades e as expectativas, bem como as dos demais componentes do ambiente (acionistas, clientes, empregados, sociedade e fornecedores). O marketing, tal como conceituado, já foi objeto de sólidos estudos, concepções teóricas e suas demonstrações,