Teoria Administração
Dados Gerais
Disciplina
Administração
Professor
Paula Melo
Aluno
Thássia Figueira Viana
Turma
TGA
Período
4º
Telefone
(33)8801-3780 e-mail thassiafviana@hotmail.com
Análise do Tema
Tema
Administração Científica
Palavras-Chave do Tema (no máximo 4 palavras)
Administração
Científica
Princípios
Taylor
Descrição do Problema Estudado
Administração Científica, também conhecida como Taylorismo, é um sistema de organização industrial criado pelo engenheiro mecânico e economista norte-americano Frederick Winslow Taylor, no final do século XIX. A principal característica deste sistema é a organização e divisão de tarefas dentro de uma empresa com o objetivo de obter o máximo de rendimento e eficiência com o mínimo de tempo e atividade.
Desenvolvimento
A Administração Científica dá ênfase às tarefas, racionalização do trabalho operacional- gestão de operações, estudo dos tempos e movimentos e divisão do trabalho.
Esse sistema pela abordagem clássica tem três fases:
A Primeira Fase: Ataque ao problema dos salários (A piece- rate system); Estudo sistemático do tempo; Sistema de administração de tarefas (Task management).
A Segunda Fase: Ampliação de escopo da tarefa para a administração; Definição de princípios de administração do trabalho (Produtividade do Trabalhador).
A terceira fase: Consolidação dos princípios; Proposição de divisão de autoridade; Distinção entre técnicas e princípios.
Os Princípios da Administração Científica são: Seleção e treinamento de pessoal; Salários altos e custos baixos de produção; Identificação da melhor maneira de executar tarefas; Cooperação entre administração e trabalhadores.
Referencial Teórico
Taylor- Princípios da Administração Científica;
Gibreth- Estudos de movimentos e da fadiga;
Gantt- Gráfico de Gantt, Treinamento profissionalizante;
Munsterberg- Psicologia Industrial.
Comentários Adicionais
A meu ver as empresas que adotam os princípios e as bases da Administração Científica tendem a ser mais organizadas e mais