Teorema de Stevin, Princípio de Pascal
Os elevadores hidráulicos são constituídos basicamente por dois cilindros, de diâmetros diferentes, interligados entre si e contendo, dentro, um líquido aprisionado por dois êmbolos móveis, como mostra a ilustração abaixo:
Na figura podemos identificar:
F1 – força aplicada no êmbolo 1;
F2 – força que surge no êmbolo 2;
A1 – área da seção transversal do cilindro 1;
A2 – área da seção transversal do cilindro 2.
De acordo com o princípio de Pascal temos que: Δp1 = Δp2
Como p = F, temos: F1 = F2 A A1 A2
Com essa relação podemos concluir que as grandezas força e área são diretamente proporcionais. Portanto, o êmbolo de menor área recebe uma força de menor intensidade que o êmbolo de maior área.
Em consequência dessa equação, vários equipamentos foram construídos para beneficiar certos trabalhos, como por exemplo, levantar veículos pesados, ferramentas como a prensa hidráulica, etc., pois é um tipo de situação na qual uma força de pequena intensidade resulta na aplicação de uma força de grande intensidade.
Por exemplo, para que possamos parar um carro é necessário que uma força intensa seja aplicada nas suas rodas. Mas podemos perceber que com apenas um leve toque no pedal de freio conseguimos fazer com que o carro pare.
Nesse tipo de mecanismo podemos analisar também o movimento dos êmbolos, ou seja, o deslocamento do êmbolo. Vejamos a figura abaixo:
d1 – é o deslocamento do êmbolo 1; d2 – é o deslocamento do êmbolo 2.
No caso do deslocamento do êmbolo podemos dizer que o decréscimo de volume no êmbolo 1 é igual ao acréscimo do volume no êmbolo 2, então temos: