Teorema de Pitágoras
CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE CAPANEMA
CURSO DE LINCENCIATURA EM MATEMÁTICA
DIELLE VIANA
JULIANA MOURA
TEOREMA DE PITÁGORAS:
HISTÓRIA E DEMONSTRAÇÕES
Capanema, PA
2014
Sumário
1 RESUMO 3
2 INTRODUÇÃO 4
3 REFERENCIAL TEÓRICO 5
3.1 PITÁGORAS: UMA BREVE HISTÓRIA 5
3.2 O TEOREMA DE PITÁGORAS 5
3.3 ENUNCIADO E COROLÁRIOS 7
4 ALGUMAS DEMONSTRAÇÕES DO TEOREMA DE PITÁGORAS 8
4.1 DEMONSTRAÇÃO POR QUADRICULAÇÕES 8
4.2 DEMONSTRAÇÃO POR COMPARAÇÃO DE ÁREAS 10
5 CONSIDERAÇÕES FINAIS 13
6 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 14
1 RESUMO
O presente artigo é resultado de um estudo bibliográfico sobre Pitágoras e seu Teorema. Inicialmente é apresentada uma breve história sobre sua vida. Para isto foi utilizada referências de vários autores que escrevem sobre História da Matemática. E ainda serão desenvolvidas algumas demonstrações do Teorema.
PALAVRAS-CHAVES: Pitágoras. Demonstração. Teorema.
2 INTRODUÇÃO
ESCREVER
3 REFERENCIAL TEÓRICO
3.1 PITÁGORAS: UMA BREVE HISTÓRIA
Pitágoras foi um importante matemático e filósofo grego. Nasceu no ano de 570 a. C na ilha de Samos, na região da Ásia Menor. Provavelmente, morreu em 497 ou 496 a. C em Metaponto (região sul da Itália). Embora sua biografia seja marcada por diversas lendas e fatos não comprovados pela História, existem dados e informações importantes sobre sua vida.
Kahn (1993), diz que Pitágoras não é apenas o nome mais famoso na História da Filosofia, anterior a Sócrates e Platão. Ele é também uma das figuras mais fascinantes e misteriosas da antiguidade. Pitágoras foi celebrado nas tradições antigas, como matemático e filósofo e, seu nome continua associado a um importante teorema da Geometria Plana. Mesmo com várias indagações, atribuições e questionamentos, Pitágoras é considerado o pai da Matemática. Suas contribuições para a História, principalmente o teorema que lhe é atribuído e considerado como uma medida de ouro, e esperta o