Teor de umidade da telha plan
Introdução
As telhas cerâmicas ao utilizadas por argila do tipo Ilita e montmorilonita. A massa argilosa para o preparo é conformada por extrusão com umidade entre 20 e 25%, na forma de bastões, seccionadas e depois prensadas para obtenção da forma final. Após a secagem são queimadas a temperaturas que variam de 900 a 1100°C Absorção de Água - É o percentual de água absorvida pela peça, em peso, quando imersa em água em ebulição por duas horas. É fundamental o conhecimento dessa propriedade para sabermos o comportamento da argamassa, bem como a conveniência ou não no local de utilização de determinado produto. Classificam-se em quatro grupos: o BI tem AA menor que 3%; o BIIa, AA de 3 a 6%; o BIIb, AA de 6 a 10%; e o BIII, tem AA maior que 10%.
Objetivo
Apresentar neste relatório o experimento com telhas Plan, cuja finalidade foi observar seu peso no estado seca e úmida, e analisar o seu teor de umidade está obedecendo a norma NBR 8947/1986, a absorção de água não pode passar de 20% .
Equipamento
- ESTUFA
-BALANÇA ELÉTRICA DE 0.01g
-TANQUE COM ÁGUA
Procedimento
1º - A telha é colocada na estufa á 105º ºC por 24 horas, é submetida a esta temperatura para perder o excesso de umidade 2º - A telha seca é pesada; 3º- Coloca-se a telha de molho num tanque com água por 24horas; 4º- A telha úmida é pesada; 5º- Depois destes procedimentos, calcula-se usando a fórmula (M1 – M2 / M2 * 100) nas três marcas de telhas para certificar a capacidade de absorção de água (teor de umidade) Se os cálculos comprovarem teor menor que 20%, está dentro da norma NBR 8947/1986, e está aprovada.
Resultado! C:\Documents and Settings\Cliente\Meus documentos\Materiais para construção civil - relatório 1 - iha.rar: Não é possível abrir C:\Documents and Settings\Cliente\Meus documentos\Materiais para construção civil - relatório 1 - iha.docx
! O